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Educação Infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, destinada à faixa etária de crianças de 2 a 5 anos de idade, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, pois é durante essa fase que ocorrem muitos dos marcos importantes em sua vida. Os principais objetivos dessa etapa são:

I – Promover ações que proporcionem o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual, social, complementando assim a ação da família e da comunidade;

II -Garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens por meio de diferentes linguagens;

III – Assegurar o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

A Educação Infantil não substitui, mas complementa a educação fornecida pela família. Ela desempenha um papel importante na socialização e na promoção de valores e princípios fundamentais. Isso envolve a criação de um ambiente que ofereça experiências variadas que estimulem o desenvolvimento integral em áreas físicas, psicológicas, intelectuais e sociais.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) rege que, na Educação Infantil, a escola “precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. ” Assim sendo, a criança da Educação Infantil está inserida em um mundo de descobertas, com espaços e tempos de diferentes dimensões, é, nessa idade que ela começa a despertar sua curiosidade para o mundo físico, seu corpo, animais, plantas, natureza, conhecimentos matemáticos, bem como para as relações do mundo sociocultural.

O currículo na Educação Infantil leva em consideração as necessidades e interesses das crianças. Ele busca conectar as experiências dos alunos com o conhecimento cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, com o objetivo de promover seu desenvolvimento integral; desse modo, os alunos se desenvolvem através de interações, relações e experiências cotidianas. Isso inclui atividades como brincar, imaginar, aprender, questionar e experimentar. Essas práticas são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do estudante.

Por isso, é fundamental uma a abordagem pedagógica sensível às necessidades individuais dos educandos, em que o cuidado e a educação estão interligados para promover um desenvolvimento holístico e possibilitar um ambiente enriquecedor para seu crescimento, construindo sua identidade e adquirindo habilidades fundamentais para o futuro.

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