Hermesindo Alonso Gonzalez

 

No dia 22 de Setembro de 1966, a Loja Maçônica João Pedro de Souza nº 06, de Três Lagoas, decidiu criar um grupo escolar denominado Hermesindo Alonso. O objetivo era oferecer ensino gratuito às crianças carentes, cuja situação da família fosse precária, propondo-se, também, dar início à construção do prédio para abrigar os alunos da nova escola. Este fato aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1967 com a solenidade de inauguração das instalações do grupo escolar.

A denominação de “Grupo Escolar Hermesindo Alonso” foi a fórmula encontrada para homenagear o ilustre maçom Hermesindo Alonso Gonzalez, engenheiro, de origem espanhola, radicado no Brasil. Em nossa região, Gonzalez teve preponderante atuação na construção do trecho da linha da estrada de ferro Noroeste do Brasil, ligando Três Lagoas à Corumbá. Além disso, participou da construção de inúmeras pontes de concreto armado em vários municípios do estado e de outras edificações na cidade. Era filiado à Loja Maçônica João Pedro de Souza e contribuiu de maneira decisiva para a concretização daquele ideal, doando o terreno para a construção do prédio que abrigou a escola por anos.

Em 15 março de 1976, optou-se por alterar o nome da instituição para “Escola de 1º grau Hermesindo Alonso Gonzalez”, denominação que vigorou até 1º de dezembro de 1983, quando a Loja celebrou convênio com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Com isso, as instalações físicas da escola foram passadas aquele órgão público, bem como sua administração, reservando para si o direito de fiscalização, como forma de garantir a manutenção da qualidade de ensino prestada até aquela data. Então,  a instituição passou a denominar-se “Escola Pré-Escolar e Primeiro Grau Hermesindo Alonso Gonzalez”.

A Loja Maçônica João Pedro de Souza nº 06 foi uma das signatárias fundadoras da FUNLEC. Devido à expansão da instituição, optou por transferir a esta entidade a Escola de 1º Grau Hermesindo Alonso Gonzalez, com a consequente rescisão do convênio com a Prefeitura, fato que ocorreu em dezembro de 1995. Entretanto, por questões de ordem técnica, foi necessária a celebração de um novo convênio entre a FUNLEC e Prefeitura, como forma de garantir o funcionamento da escola até que se completasse o processo de criação e instalação da nova escola, agora sob a égide da FUNLEC, com a denominação de “Escola Pré Escolar, Primeiro e Segundo Grau Hermesindo Alonso Gonzalez”.

Com a chegada da Escola Hermesindo Alonso Gonzalez, a FUNLEC deu início à construção do prédio e demais instalações necessárias para o funcionamento da nova escola, em uma área de 23.000 m², doados pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Para poder viabilizar as novas instalações, a diretoria da FUNLEC reuniu considerável massa de recursos humanos e financeiros, de forma a poder cumprir os prazos necessários para o início das aulas já no ano letivo de 1997, fato que se deu no dia 22 de fevereiro do mesmo ano.

 



Etapas de Ensino da Unidade

Educação Infantil

1 a 5 anos

Mais detalhes

Ensino Fundamental

Duração de 9 Anos

Mais detalhes

Ensino Médio

Etapa Final da Educação Básica

Mais detalhes



Galerias

Cozinha Pedagógica

Educação Infantil

Mais detalhes

Olimpíadas de Matemática

Mais detalhes

Dia das Mães

Educação Infantil

Mais detalhes

Olimpíadas de Física

Ensino Médio

Mais detalhes


Professores

Ana Maria Queiroz Dutra Cezero - Ed

Ana Maria Queiroz Dutra Cezero

Amanda Brazzolin Seco - Ed

Amanda Brazzolin Seco

Adriano Abrão - EM Lingua Portuguesa e Redação

Adriano Abrão

Alessandra Neres Carvalho Pereira - E

Alessandra Neres Carvalho Pereira



Localização

R. Santa Luzia, 313 - JD. Das Oliveiras, Três Lagoas - MS, 79630-110
Telefone(s): (67) 3929-9060