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Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos, segunda etapa da educação básica, tem como objetivo a formação básica do cidadão, mediante o domínio da leitura, da escrita, do cálculo, da língua estrangeira moderna e da informática básica. 

São finalidades do Ensino Fundamental:

I - o fortalecimento dos laços de família, de posturas, de solidariedade e desenvolver paralelamente, a construção de competências básicas;

II - as características essenciais ao exercício da cidadania, como criatividade, iniciativa, perseverança, responsabilidade, independência cognitiva, com atitudes de empreendedorismo;

III - o equilibro entre raciocínio, emoção, razão e sensibilidade, sedimentando atitudes, valores e habilidades indispensáveis para acesso ao Ensino Médio.

O Ensino Fundamental apresenta o currículo organizado em 9 (nove) anos, em período parcial de atendimento, conforme Proposta Pedagógica, oferecendo a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.

O Ensino Fundamental contempla quatro áreas de conhecimento sendo:

I - Linguagens;

II - Matemática;

III - Ciências da Natureza;

IV - Ciências Humanas

A área de Conhecimento Linguagem tem como componentes curriculares:

I -  Arte;

II - Educação Física;

III - Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol;

IV - Língua Portuguesa.

A área de Conhecimento Matemática tem como componente curricular Matemática.

A área de Conhecimento Ciências da Natureza tem como componente curricular Ciências da Natureza.

A área de Conhecimento Ciências Humanas tem como componente curricular:

I - História;

II - Geografia;

III - Princípios Filosóficos.

O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos estruturar-se-á em:

I - anos iniciais com 5 anos de duração, atendendo a faixa etária de 6(seis) a 10(dez) anos, sendo do 1º ao 5º ano;

II - anos finais com 4 anos de duração, atendendo a faixa etária de 11(onze) a 14(quatorze) anos, sendo do 6º ao 9º ano.

Os dois primeiros anos do Ensino Fundamental composto pelo 1º e 2º ano constituir-se-ão no período de alfabetização e letramento, mantendo no 1º ano sua identidade pedagógica e de instalações, muito mais próxima dos últimos anos da Educação Infantil do que dos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental.

Parágrafo único. Do 1º para o 2º ano do Ensino Fundamental a progressão é continuada.

As propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o aluno, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, a saber:

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III - a  aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo;

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.