10

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como objetivo cuidar e educar a criança, de 2 a 5 anos de idade, em ambiente que proporcione experiências variadas, que estimulem, provoquem e promovam o desenvolvimento integral da criança pequena em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família, da sociedade e dos Princípios Filosóficos.

A Proposta Pedagógica na Educação Infantil considera que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças.