Mentes Bilíngues! Mentes Globalizadas!

Num panorama altamente competitivo entre Instituições que proporcionam o Estudo ao ser humano, implementar alternativas para solucionar os problemas de qualificação para o ensino no Brasil torna-se primordial para a capacitação no futuro de indivíduos que não apenas falam o idioma Inglês, e sim, pensam agem e refletem em Inglês. A FUNLEC, envolvida no propósito do aprimoramento educacional instituiu o Ensino Bilíngue onde crianças, adolescentes e jovens terão a oportunidade do aprendizado para uma melhor posição profissional com a aquisição do idioma Inglês.

O Ensino Bilíngue forma mentes bilíngues, o aluno aprende a estudar em Inglês, pensar em Inglês. A criança inserida no contexto bilíngue desde o primeiro momento da fala terá, no futuro, um aprimoramento cognitivo muito melhor. Ela passará a pensar, agir, tomar iniciativas pensando em inglês e não somente falando o idioma Inglês.

Países desenvolvidos como, por exemplo, o Canadá, uma grande potência econômica, tem o bilinguismo muito mais aprimorado e estudado, bastante desenvolvido, resultando em mentes pensantes em dois idiomas, Inglês e Francês. Desde os primeiros anos de vida o canadense é exposto a transitar mentalmente nesses dois idiomas. Isso o habilita a entender, conviver e interagir com outras nacionalidades de forma natural e eficaz. 

No Brasil, especificamente nosso estado, temos a beleza e riqueza do Pantanal sul-mato-grossense, considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, abriga uma biodiversidade de plantas, animais e rios de rara beleza; ainda há por todos os lugares sinais de uma harmoniosa relação estabelecida entre o homem pantaneiro e a natureza que traduzem a peculiaridade da região, o que a torna numa rica área do turismo, pois recebe anualmente milhares de turistas e, atualmente grandes investidores estrangeiros.

A mente dessa criança inserida no contexto bilíngue transita nos dois idiomas naturalmente. Não há uma divisão, ela se expressa nos dois idiomas completamente segura e sabe quando o momento certo e escolhe o idioma certo para se comunicar. É uma transição automática e natural.

O enfoque nas aulas bilíngues é bem diferente do enfoque em aulas de Inglês da grade curricular normal. No Bilinguismo este enfoque é na fluência do pensar em Inglês e, portanto, a aquisição do idioma de forma natural. 

Toda essa aquisição do idioma traz grandes benefícios à mente da criança. Ela desenvolve melhor a percepção, atenção, memória, raciocínio, imaginação e, consequentemente, a linguagem. Aumenta sua autoestima e interação e há uma melhoria da saúde mental. É a excelência no pensar em outro idioma e interagir com outros países para fazer deste mundo um mundo melhor.